VINTAGE, RETRÔ OU ANTIGUIDADE.
Você sabe a diferença?
Eu também não sabia exatamente, vou divir com vocês o que eu descobri:
Começando pelo VINTAGE: é qualquer peça que tenha pelo menos 20 anos e menos de 100 anos, pois, a partir de 100 anos a peça já é considerada antiguidade.
No dicionário encontramos as seguintes definições:
(palavra inglesa)
- [Enologia] Ano de boa colheita vinícola.
- [Enologia] Diz-se de ou vinho fino de uma só colheita, produzido em ano de reconhecida qualidade, com características organolépticas .excepcionais, retinto e encorpado, de aroma e paladar muito finos e reconhecido como tal pelo Instituto de Vinho do Porto.
- Diz-se de produto antigo mas de excelente qualidade (ex.: mobiliário vintage, sapatos vintage).
Esse estilo retrata as décadas de 20 a 60. Normalmente seus artigos são de valor mais alto por serem originais da época. As peças, como móveis, porcelanas, cristais, luminárias, eletrodomésticos, embalagens, roupas, etc, consideradas vintage, são originais da época podendo ser encontradas ou garimpados em antiquários ou lojas.
RETRÔ, é considerado uma imitação de estilo antigo, só que a peça é nova. Todas as peças novas que imitem alguma era anterior é uma peça retrô. Isso em qualquer setor, desde a moda até os utilitários, caixas decorativas, etc.
No dicionário encontramos:
(palavra francesa)
Que imita um estilo passado ou anterior.
ANTIGUIDADE: segue a mesma característica do vintage, sendo originais de época e tendo por isso um valor mais elevado, porém se refere as peças que tenham ao menos 100 anos de idade. E sendo por isso em sua grande maioria consideras muito mais raras.
Valeu pela visita e até mais bicho...
Encontre os artigos vintage, retrô y otras cositas más do Supimpa garage aqui:
Nenhum comentário:
Postar um comentário